Meta Volta a Treinar IA com Dados de Usuários Europeus Adultos

A Meta retomará o uso de dados públicos de usuários adultos da União Europeia para treinar seus modelos de inteligência artificial (IA), após quase um ano de pausa imposta por preocupações regulatórias de proteção de dados. A decisão vem após aprovação do Conselho Europeu de Proteção de Dados (EDPB), que concluiu que a prática atende às exigências legais da região.

Segundo a Meta, o treinamento com esses dados permitirá que seus modelos de IA generativa compreendam melhor as culturas, línguas e a história europeia, beneficiando milhões de pessoas e empresas. Serão utilizados conteúdos públicos, como postagens e comentários, além de interações com a Meta AI. Mensagens privadas e dados de menores de 18 anos não serão incluídos. A partir desta semana, usuários da UE começarão a receber notificações nos aplicativos e por e-mail, explicando quais dados serão utilizados e com qual finalidade. As mensagens incluirão um link de opção para que o usuário possa se opor ao uso de seus dados públicos. A empresa afirma que respeitará todos os formulários de objeção, tanto os já enviados quanto os novos.

A Meta destacou ainda que segue o exemplo de empresas como Google e OpenAI, que também utilizam dados de usuários europeus em seus treinamentos de IA. A retomada acontece logo após o lançamento da Meta AI na UE em plataformas como Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger. A notícia surge junto com um relatório da Apple sobre o uso de privacidade diferencial e geração de dados sintéticos em suas ferramentas de IA, visando preservar a privacidade dos usuários mesmo quando eles optam por compartilhar dados analíticos com a empresa.

Leia mais na mesma categoria:

Fonte da Notícia

Últimas Notícias

Olá!!!

Você deseja receber Informações e Novidades sobre Inteligência Artificial?